18/04/2022

Obras que são #EngenhariaParaTransformar

Obras e Projetos

Obras que contribuem na saúde, educação, que levam água para regiões áridas promovendo qualidade de vida e cultivo, que geram trabalho e ressignificam espaços urbanos, que promovem a mobilidade e geram energia são alguns dos legados por trás das estruturas de concreto.

Este é um olhar que exercitamos em nossos projetos e que ajudam a construir um futuro melhor. Confira algumas delas.

 

PPP Saúde BH, Brasilfoto de fachada de unidade de saúde

Um modelo de PPP que facilita a gestão do serviço público e contribui para resolver demandas sociais  urgentes. Com o sistema Light Steel Frame as antigas bases de concreto armado são substituídas por estruturas de aço e concluídas em tempo recorde. Para se ter uma ideia, um Centro de Saúde, que demorava, em média, 24 meses para ser concluído, neste modelo fica pronto em nove meses. Dessa forma, quatro novos centros de saúde entram em operação todos os meses. Ao todo serão 40 unidades que terão capacidade de realizar 800 mil atendimentos médicos por ano.

 

PPP Educação BH, Brasilfoto de estrutura metálica

Seguindo o mesmo método construtivo dos Centros de Saúde, o Light Steel Frame, que traz agilidade associada com um rígido controle de qualidade, cada Escola fica pronta em até 10 meses. Já no modelo tradicional, pode levar até 30 meses. Isso garante que o poder público se preocupe exclusivamente com a qualidade do ensino. Em três anos, foram construídas 51 escolas de ensino básico e fundamental, gerando 25 mil novas vagas para crianças e jovens.

 

Canal do Sertão Alagoano, BrasilFoto aerea canal de água

O Canal do Sertão é o maior projeto de infraestrutura hídrica de Alagoas e um dos maiores do país. Após concluído, será capaz de transpor água do rio São Francisco por 250 quilômetros, beneficiando mais de um milhão de pessoas em 46 cidades das regiões do Sertão e Agreste alagoanos, caracterizadas por condições climáticas adversas.

 

Reurbanização de Colón, PanamáFoto aerea de conjunto habitacional

O projeto de Reurbanização de Colón foi para além da construção de infraestruturas, foi um projeto de integração humana. Seu escopo principal foi o desenvolvimento do Residencial Altos de Los Lagos, que incluiu cinco mil apartamentos, áreas de lazer, instituições públicas e áreas comerciais. Sua execução contribuiu para transformar a vida de milhares de pessoas, reduzindo os níveis de pobreza e desigualdade.

 

Projeto do Ramal Linha 2 do Metrô do Panamá foto linha de metrô

O projeto que conta com duas estações, ITSE e Aeroporto, e se estende por aproximadamente 2 quilômetros desde o cruzamento da Estação Sul da Linha 2 do Metrô até o novo terminal aéreo no Aeroporto Internacional de Tocumen (AIT), levará mobilidade para 8 mil trabalhadores e milhares de passageiros.

 

Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca, Angolafoto de hidrelétrica com por do sol

O Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca se tornou um novo marco, pondo fim ao déficit de energia e à instabilidade na produção de eletricidade em Angola. Com 2.070 MW de capacidade instalada, é um dos maiores projetos do segmento na África e a maior obra de engenharia na história do país. Localizado no rio Kwanza, a sua construção envolveu a mobilização direta de mais de 10 mil pessoas, de diversas nacionalidades, que transformaram o lugar, que antes era inacessível por estradas, no que é hoje o maior centro de produção de energia limpa e renovável do país, responsável por 47% da energia consumida na rede nacional.

 

Projeto Olmos, Perufoto aerea que mostra pivos de irrigação

O projeto, considerado um dos mais complexos da engenharia, que consistiu em levar água da Bacia Amazônica a uma das regiões mais desérticas peruanas, com túnel a dois quilômetros de profundidade sob as imponentes montanhas dos Andes, possui o equivalente a 10 mil campos de futebol de agricultura irrigada. O que antes era deserto, que sofria com a falta de chuva, agora se tornou uma região com pujante crescimento agroindustrial. Mirtilo, aspargo, milho, manga, maracujá, abacate, uva e cana-de-açúcar, são alguns dos produtos produzidos na região.

 

BRT "Escolinha Transbrasil”, Brasilfoto aerea de vias urbanas

Considerado um dos maiores do mundo, o corredor exclusivo BRT Transbrasil, localizado na principal via de ligação entre o Centro, as Zonas Norte e Oeste da capital fluminense, possui trajeto de aproximadamente 27 km de extensão. Atualmente gera mais 5 mil postos diretos e indiretos de trabalho. Com o intuito de beneficiar os integrantes da obra que não tiveram oportunidade de aprofundar nos estudos, o Consórcio Transbrasil criou a Escolinha Transbrasil, que recebe alunos de diferentes áreas de atuação com sala de aula e professora dedicada exclusivamente a formação do curso, que, após ser concluído, os alunos farão uma prova do MEC para obter o diploma do Ensino Fundamental.

 

Notícias relacionadas:

OEC entrega 4º Centro de Saúde em Belo Horizonte

OEC entrega um novo centro de saúde a cada 24 dias em Minas Gerais

OEC inicia construção de 40 unidades de saúde em Belo Horizonte

Novo trecho do Canal do Sertão Alagoano já beneficia 200 mil pessoas

OEC construirá novo trecho do Canal do Sertão Alagoano

Reurbanização de Colón é vencedora do melhor projeto global de 2020 pela ENR

Engenharia brasileira recebe principal prêmio internacional

Projeto do Ramal Linha 2 atinge 85% de progresso em Obras Civis

Projetos da OEC no Panamá vencem o Oscar da engenharia mundial

Laúca: o maior produtor de energia de Angola

Três obras da OEC concorrerão ao Global Best Projects

Projeto Olmos, no Peru. Um dos maiores desafios da engenharia

Transbrasil realiza aula inaugural de programa de educação para integrantes

BRT Transbrasil recebe visita do prefeito do Rio

Consórcio Transbrasil abre as portas para visita técnica de alunos da UFRJ