Após auditoria realizada em 2020, verificada pela entidade certificadora internacional Bureau Veritas, a OEC acaba de conquistar a recertificação ISO 14.001 e a transição da certificação OHSAS 18.001 (vigente desde 2002) para a ISO 45.001.
As certificações representam a completude dos sistemas de gestão ambiental e de saúde e segurança do trabalho implementados na OEC. A transição para a ISO 45.001, norma internacional mais atual, especialmente, contempla com maior abrangência os requisitos para o gerenciamento das práticas de saúde e segurança do trabalho e garante maior compatibilidade com outras normas, como a ISO 9.001.
A aplicação do método High Level Structure (HLS), comum a estas normas, por sua vez, uniformizou requisitos e procedimentos, facilitando a integração dos sistemas de gestão da Empresa.
“A manutenção da certificação ISO 14.001 e a transição exitosa para ISO 45.001 demonstram o compromisso da OEC com as boas práticas de sustentabilidade, materializando os resultados da nossa agenda ESG, voltada à preservação do meio ambiente e promoção da saúde e segurança das pessoas”, explica Marcelo Piller, Responsável por Engenharia, Sustentabilidade e Inovação na OEC. Segundo Piller, “os novos certificados se constituem ainda como um importante veículo de comunicação com nossas partes interessadas, contribuindo de maneira tangível para a recuperação do nosso backlog”.
As auditorias realizadas de modo remoto e presencial verificaram as práticas de sustentabilidade no escritório-sede da OEC em São Paulo e nos seus contratos em execução, destacando-se as operações do Consórcio Santa Cruz, PROSUB e Projetos Industriais, BRT Belém, Consórcio Transbrasil, Canal do Sertão, Rodovia PR-092 e Saúde BH, no Brasil; da Hidrelétrica de Laúca, em Angola; e das obras do Ramal Aeroporto da Linha 2 do Metrô no Panamá.
A execução remota, aplicada em parte do processo de auditoria, adotada pela primeira vez na OEC, inaugurou um novo ciclo de eficiência, ao mesmo tempo em que preservou a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos, contribuindo para as ações de enfrentamento da pandemia Covid-19 na empresa.
Os novos certificados ISO 14:001 e ISO 45.001, vigentes até 31 de julho de 2023 e 14 de fevereiro de 2024, respectivamente, contemplam escopo ampliado que abriga o “gerenciamento, projeto, aquisição, construção civil, montagem, comissionamento, partida, assistência técnica e manutenção em obras: industriais, de óleo & gás e dutos, petroquímicas, para mineração, de energia (hidroelétricas, termoelétricas, linhas de transmissão e subestações), de infraestrutura (saneamento, irrigação, obras viárias, rodovias, ferrovias, túneis, pontes e viadutos), portuárias e dragagens, aeroportuárias, metroviárias e de BRTs e de edificações, inclusive hospitalares”.
Após auditoria realizada em 2020, verificada pela entidade certificadora internacional Bureau Veritas, a OEC acaba de conquistar a recertificação ISO 14.001 e a transição da certificação OHSAS 18.001 para a ISO 45.001.