Entre os dias 24 a 26 de setembro foi realizado o Rio Construção Summit 2025, maior evento de Construção da América Latina. Na ocasião, estiveram reunidos especialistas que debateram o futuro do setor, discutindo temas como capital humano, inovação e conjuntura da construção.

Marcelo Piller, Diretor de Engenharia e ESG da Odebrecht Engenharia & Construção e Diretor de Inovação do Sinicon, participou do evento como moderador em duas palestras: a primeira, no dia 26, tratou de “Grande Obras de Infraestrutura: Inovação, Aspectos Regulatórios, Financiamento e Parcerias Nacionais e Internacionais”. Foram debatedores na oportunidade Lin Li, CEO da CCCC (China Communications Construction Company) na América Latina; Jorge Bastos, Diretor-Presidente na INFRA S.A e Mario William Esper, presidente na ABNT.

A segunda palestra discutiu “Data Centers no Brasil: vantagens competitivas, incentivos e oportunidades para a construção”. Este painel teve como debatedores Osmar Lima, Diretor Presidente na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar); Alessandro Lombardi, CEO da Elea Data Centers e Laís Tovar, Superintendente de Experiência do Cliente na Light.

De acordo com Marcelo Piller, “foi uma experiência enriquecedora, na medida em que foram abordados vários aspectos importantes relacionados à agenda ESG, financiamento, necessidade de ampliação de PPPs para investimentos em infraestrutura no Brasil, país que hoje oferece grandes oportunidades, com marcos regulatórios claros e alguma estabilidade econômica”. E completa: “além disso, abordamos questões da geopolítica global, como a importância da integração brasileira com a América do Sul e a Ásia”.

Data
2025-09-26
Resumo

Na ocasião, estiveram reunidos especialistas que debateram o futuro do setor, discutindo temas como capital humano, inovação e conjuntura da construção.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2025-09/rio-construcao-summit-2025.jpeg
Editoria
Site
OEC