Em visita ao Consórcio Nova Ponte, a equipe corporativa de Inovação e de RH da Obra aceitaram o desafio de automatizar o processo de assinatura do contrato de trabalho, que envolve a digitalização dos diversos documentos necessários, antes impressos em papel, agora consolidados no que se convencionou chamar de “kit de admissão”. Este Kit é composto por documentos gerados a partir do Peoplesoft (Modulo do ERP Oracle), entre outros específicos da obra, como os formulários de vale transporte.
Na busca de alternativas para viabilizar a solução do problema, a equipe recorreu ao Inovabra, o hub de Inovação do Bradesco ao qual a Odebrecht está associada, para realizar uma curadoria de startups do ecossistema que poderiam propor soluções para essa dor mapeada pelo contrato.
Neste processo, foi identificada a startup Fast4sign, parceira da Odebrecht em outras obras do grupo. Superado esta etapa de identificação de potenciais startups parceiras, foi iniciado o tramite interno usualmente adotado para definição do escopo do projeto e integração entre a plataforma da Fast4sign com o sistema Peoplesoft.
Nesta fase, foram estudas diversas alternativas e alinhadas em conversas envolvendo a TI Corporativa, Equipe de Inovação e Segurança da Informação. A maior barreira neste momento seria a comunicação entre os sistemas Peoplesoft e Fast4sing, para que os dados dos integrantes fossem transmitidos de forma prática e segura, e a um custo viável.
Fase de execução do Projeto
Vencidas algumas barreiras relacionadas a processos internos, como por exemplo: a linguagem de programação para a implementação de rotinas no Peoplesoft, disponibilidade de mão de obra e recursos disponíveis para o investimento, foi definida uma abordagem de comunicação entre o Peoplesoft e Fast4sign de uma forma simplificada e semi-automatizada. Optou-se pela utilização / geração de um arquivo tipo “csv”; para viabilizar o projeto, em seguida foi realizada a contratação de um recurso terceirizado para desenvolvimento da extração de dados do Peoplesoft.
O tempo requerido para desenvolvimento da solução e as inevitáveis barreiras que se deve enfrentar para implementação de novos projetos acabou por inviabilizar a iniciativa no Consórcio Ponte Guaratuba, pois as obras têm prazos a cumprir e, com isso, perdeu-se a “janela” da oportunidade.
Posto que o processo de digitalização é benéfico a todas as obras, buscou-se o apoio do Consórcio Cantareira, responsável pelas obras do Rodoanel Norte, para realização do investimento necessário na viabilização do projeto em andamento. A solução proposta anteriormente foi então apresentada para Ricardo Corregio e Alex Marcatto, respectivamente Diretor de Contrato e GAF na época. Uma vez aprovado o investimento, foram iniciados os trabalhos de desenvolvimento da extração de dados, criação dos contratos na base da Fast4sign, ajuste do fluxo de contratação, entre outras atividades.
Para finalizar o projeto, foram realizadas diversas reuniões multidisciplinares e um trabalho colaborativo, envolvendo a empresa Horiens (Grupo Novonor) e as áreas corporativas de RH, Inovação e TI. O resultado foi um produto que pode e está disponível para utilização de qualquer obra que tenha interesse.
Foram realizados no Consórcio Cantareira quatro testes em campo em paralelo com o processo convencional (impressão e coleta de assinaturas manualmente) com mais de 200 integrantes. No dia 10/11/2025 ocorreu a “virada a chave”, com a substituição do processo convencional para o digital. Este novo processo visa eliminar por completo a impressão e armazenamento de arquivos físicos relacionados ao “kit de admissão” e ficha de registro.
Essa iniciativa é apenas a ponta do iceberg no processo de digitalização do RH, onde novas etapas devem ser trabalhadas em breve. Deixamos um agradecimento final ao engajamento e apoio de todos os envolvidos na implementação do projeto, o qual trará um grande retorno para a Odebrecht.
A equipe corporativa de Inovação e de RH da Obra aceitaram o desafio de automatizar o processo de assinatura do contrato de trabalho, que envolve a digitalização dos diversos documentos necessários, antes impressos em papel, agora consolidados no que se convencionou chamar de “kit de admissão”.