No dia 22 de outubro, a equipe do Núcleo BIM da Odebrecht esteve presente no "ISO BIM Industry Day", que ocorreu no Auditório do CREA-SP. O evento teve seu foco em questões de padronização, digitalização e aplicação prática do BIM (Building Information Modeling). A programação reuniu um público composto por especialistas de comitês técnicos da ISO e da ABNT, representantes do governo, acadêmicos e profissionais do mercado, com o objetivo de discutir o desenvolvimento de normas e a implementação do BIM na gestão pública, entre outros temas.

A discussão sobre a padronização do BIM é crucial num cenário globalizado. Iniciativas de normatização em nível mundial, como as conduzidas pelo comitê técnico ISO/TC 59/SC 13, são essenciais para estabelecer uma linguagem comum, facilitando a interoperabilidade entre softwares, a colaboração em projetos nacionais e internacionais e a eficiência em toda a cadeia produtiva. A criação de diretrizes globais, como a série ISO 19650, busca garantir que dados e processos sejam consistentes, reduzindo erros, custos e permitindo que o mercado da construção opere de forma mais integrada e competitiva.

Nesse contexto, a atuação da Comissão de Estudo Especial CEE-134 da ABNT assume um papel de protagonismo no Brasil. Esta comissão é o principal agente na "tropicalização" das normas internacionais, adaptando as melhores práticas globais à realidade e às necessidades do mercado brasileiro. Iniciativas da sociedade civil organizada, representadas pela CEE-134, são fundamentais para garantir que as diretrizes nacionais estejam alinhadas às tendências mundiais, promovendo um avanço coeso e estruturado do BIM no país e inserindo o Brasil ativamente nas discussões internacionais.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do Professor Eduardo Toledo, da Poli-USP e coordenador de um dos Grupos de Trabalho da CEE-134, que tratou sobre “Objetos BIM” e destacou a importância do BIM Fórum Brasil para a disseminação do conhecimento, vital para acelerar a adoção da metodologia, promovendo a capacitação de profissionais e a troca de experiências em linha com as premissas do Decreto BIM BR, que estabelece uma estratégia nacional para a disseminação do BIM, garantindo que o avanço tecnológico caminhe junto com as diretrizes estratégicas do país.

Data
2025-10-23
Resumo

A programação reuniu um público composto por especialistas de comitês técnicos da ISO e da ABNT, representantes do governo, acadêmicos e profissionais do mercado.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2025-11/equipe-da-odebrecht-presente-no-iso-bim-industry-day.jpg
Editoria
Site
OEC