Com as obras da estação de metrô da Gávea avançando para a etapa de detonação de 60m de rocha, o governador Cláudio Castro e a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, entregaram, na última semana, 20 abafadores para crianças atendidas pelo Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CEDTEA), equipamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que fica bem próximo ao canteiro de obras.
A ação, fruto de uma articulação entre a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Riotrilhos, Consórcio Construtor Gávea, SES-RJ e Fundação Saúde, busca garantir mais conforto aos pequenos durante o período das detonações. Embora todos os procedimentos sigam rígidos padrões de segurança, sirenes e sons característicos podem trazer desconforto a quem tem sensibilidade auditiva.
Moradora de Valença, no Sul Fluminense, a dona de casa Verônica Belém foi encaminhada ao CedTea após notar mudanças no comportamento da filha, Stefanie Belém Martins, de 7 anos. A menina foi a primeira criança a receber o abafador de ruído das mãos do governador e logo passou a fazer uso do equipamento.
"A Stefanie não gosta de barulho e fica inquieta. É muito importante esse cuidado na rotina de todas as crianças", disse a mãe.
Stefanie frequenta o CedTea há cerca de um mês e deve ter o laudo emitido no início do ano que vem.
"Nossa rotina não será alterada e isso deixa todas as mães aqui muito felizes", disse Verônica.
Com gesto simples, mas cheio de cuidado, o Estado reforça que desenvolvimento urbano e responsabilidade social precisam — e podem — caminhar juntos.
- Reprodução Governo do Estado do Rio de Janeiro
A ação, fruto de uma articulação entre a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Riotrilhos, Consórcio Construtor Gávea, SES-RJ e Fundação Saúde, busca garantir mais conforto aos pequenos durante o período das detonações.