Jovem Aprendiz Soledade Rio Grande do SulEm agosto, jovens de Soledade, no Rio Grande do Sul, participaram da aula inaugural do curso de Operador de Processos Logísticos Industriais, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz do Consórcio Construtor ViaSul (CCVS). A iniciativa, inédita na cidade, é fruto de uma parceria entre o CCVS, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Soledade.

Mais de 290 jovens se inscreveram para participar do programa e 50 foram selecionados para compor duas turmas — uma no turno da manhã e outra à tarde — com aulas ministradas pelo SENAI na Escola Municipal Dr. José Atílio Vera. O curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 800 horas, e é voltado a jovens entre 15 e 24 anos incompletos.

Durante a formação, os participantes recebem material didático, uniforme e contrato como menor aprendiz, com remuneração mensal. Ao final do curso, os jovens estarão aptos a concorrer a oportunidades de emprego no setor logístico industrial, ampliando suas perspectivas profissionais.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no dia 4 de agosto, o Gestor de Recursos Humanos do CCVS, José Lucas, destacou o impacto social do projeto:

“Essa é uma iniciativa pioneira na cidade de implantação do nosso projeto, a duplicação da BR-386. Dar as boas-vindas a estes jovens e poder gerar valor compartilhado para a sociedade é uma imensa alegria para o Consórcio Construtor ViaSul. Mais do que uma vaga, este programa oferece o primeiro contato com o mercado de trabalho, contribuindo para um futuro com mais oportunidades.”

A mobilização para o programa começou ainda em junho. No dia 25, foi realizada uma agenda conjunta de divulgação nas escolas estaduais de Soledade. A ação teve como foco o público jovem em fase escolar, considerado o principal potencial de engajamento para o programa.

A recepção nas escolas foi bastante positiva, com destaque para o apoio do Prefeito Municipal, que reforçou o caráter pioneiro da iniciativa. A divulgação contou também com cobertura do Portal Click Soledade, onde Patrícia Klein, analista de RH e integrante da equipe de Comunicação do CCVS, concedeu entrevista sobre o programa.

“Essa iniciativa vai além da capacitação profissional, ela gera valor compartilhado, fortalece trajetórias e constrói um legado positivo na comunidade local, reafirmando um de nossos valores: nossas ações beneficiam a sociedade”, afirmou Patrícia.

O Programa Jovem Aprendiz representa um marco na formação profissional de jovens em Soledade, reforçando o compromisso do Consórcio com o desenvolvimento social e a geração de oportunidades.

Sobre o Consórcio ViaSul

O Consórcio ViaSul, formado pelas construtoras Odebrecht Engenharia e Construção, holding da Tenenge, e a PowerChina, é responsável pela duplicação dos trechos B, C e E da BR-386, entre as cidades gaúchas de Tio Hugo, Mormaço, Soledade, Fontoura Xavier, Marques de Souza, Lajeado e Estrela, para a Concessionária das Rodovias Integradas do Sul, empresa da CCR.

Os trechos B e C correspondem a uma extensão total de 56,1 km, sendo duas faixas de rolamento e acostamento. Os trabalhos incluem os serviços de terraplenagem com escavações, pavimentação asfáltica, drenagens pluviais, obras de arte especiais como viadutos, pontes e passagens inferiores, além de contenções de aterros e taludes escavados, sinalizações e desvios de tráfego. No trecho E, além das atividades executadas nos trechos B e C, os trabalhos incluem a duplicação de 20,4 km entre os municípios de Marques de Souza e Lajeado e a execução de faixas adicionais com extensão de 5,1 km entre os municípios de Lajeado e Estrela.

Data
2025-09-04
Resumo

Em agosto, jovens de Soledade participaram da aula inaugural do curso de Operador de Processos Logísticos Industriais, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz do Consórcio Construtor ViaSul (CCVS),  fruto de uma parceria entre o CCVS, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Soledade.

Editoria
Site
Tenenge