Em parceria com o SENAI-SP e com a empresa FF Solutions (Frazillio Ferroni), a OEC elaborou um programa de treinamento dedicado à Metodologia BIM (Building Information Modelling, ou Modelagem da Informação da Construção), com o objetivo de capacitar seus integrantes, nivelar o conhecimento entre as equipes e divulgar a tecnologia na empresa.

O curso baseia-se no uso das ferramentas BIM da AEC Collection, desenvolvidas pela Autodesk e adotadas como solução padrão pela empresa, contribuindo para a substituição progressiva da “metodologia tradicional” de projeto 2D (baseada em CAD) pela modelagem 3D colaborativa e integrada à Informação como processo padrão.
A ideia é adequar a atuação técnica da OEC às novas tendências do mercado, bem como aos programas governamentais de fomento e incentivo à adoção do BIM nas áreas de Engenharia, Construção e Infraestrutura no Brasil (referido como “Estratégia BIM BR”), em vigor desde abril de 2020, após a publicação do Decreto No. 10.306. Por meio deste Decreto, o Governo Federal passa a exigir progressivamente a adoção do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, em licitações públicas realizadas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Além de cumprir com estes requisitos de mercado, o uso sistemático do BIM agrega mais qualidade, produtividade, economia, sustentabilidade e eficiência às obras executadas pela empresa.
Foram realizados até o momento três fases do programa, totalizando 420 h de treinamento, distribuídas da seguinte forma:
- Um curso introdutório de nivelamento, que aborda o fluxo de trabalho com ferramentas BIM aplicado ao projeto de Edificações, ministrado pelo SENAI com 160 horas de duração para uma turma de 21 integrantes, encerrado em dezembro de 2020;
- Um curso de modelagem 3D com o REVIT (Arquitetura, Estrutura, Geotecnia, Criação de “Templates” / Bibliotecas), ministrado pelo SENAI, com 176 horas de duração, para uma turma de 12 integrantes, que tem previsão de término em julho deste ano;
- Um curso de BIM aplicado a obras de Infraestrutura (Tratamento de nuvem de pontos, Implantação de canteiro e acessos, Planejamento de obras lineares, Geoprocessamento para acompanhamento de obras), ministrado pela FF Solutions, com 84 horas de duração, para uma turma de 20 integrantes, encerrado em março deste ano.

De acordo com Daniel Lepikson, responsável por Inovação na OEC, “a participação de nossos integrantes nestes cursos é muito importante, pois contribui para a consolidação de uma tecnologia com poder disruptivo largamente aplicada em outras áreas da Engenharia, mas ainda incipiente em obras de infraestrutura. A sistematização do BIM em todas as áreas de atuação é um “upgrade” necessário que levará a OEC a outro patamar de competitividade”, afirma.
O advento do BIM trouxe a transformação digital para o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção. O desenvolvimento e utilização de um modelo 3D digital, juntamente com a integração de dados / informações e o trabalho colaborativo e simultâneo de equipes multidisciplinares, possibilita elaborar e documentar o projeto de um empreendimento de forma bem mais eficiente e confiável, quando comparado à metodologia tradicional em CAD, pois há uma compatibilização prévia das disciplinas envolvidas antes da fase de execução. Permite também que se faça uma construção virtual da obra para a fase executiva, agregando ao modelo 3D as dimensões 4D (Tempo - para contemplar o planejamento) e 5D (Custos - para orçamento e quantificação de materiais), auxiliando ainda a gestão do ativo até a fase de desmobilização. A metodologia BIM permeia, portanto, todo o ciclo de vida de um empreendimento.
Após a conclusão de cada módulo abordado nos cursos, os participantes recebem certificados oferecidos pelas entidades que os ministram. Aqueles que mais se destacam recebem ainda um certificado por parte da OEC, como reconhecimento pelo seu bom desempenho.
OEC elabora programa de treinamento dedicado à Metodologia BIM (Building Information Modelling, ou Modelagem da Informação da Construção)