O ano de 2022 foi um importante marco para o fortalecimento e disseminação da área de Inovação da OEC. Em julho a construtora lançou o seu programa de inovação aberta, o OEC IN, novidade que veio acompanhada do lançamento do podcast Conexão OEC, ferramenta de comunicação interna e externa pensada com o objetivo de aproximar a empresa do ecossistema de inovação e dar vazão a temas vividos no dia a dia das obras, além de estimular o olhar crítico a métodos e processos que podem ser otimizados.
No mês de agosto, a área de Inovação publicou a 1ª edição da Newsletter do Programa OEC IN, que está prestes a lançar a 5ª edição, bem como iniciou a publicação de uma série de artigos técnicos em veículos importantes da mídia especializada, a exemplo da Agência Infra, Exame, Revista O Empreiteiro, entre outros.
Além desses feitos, no decorrer do ano a área de Inovação viabilizou a realização de programas internos de capacitação em BIM para 40 integrantes, abordando o Fluxo de trabalho BIM (Modelagem 3D – Coordenação – Gestão da Informação) e o geoprocessamento para obras de Infraestrutura, além de ter elaborado um projeto de implementação organizacional da ferramenta visando a preparação da companhia para a estratégia BIM Brasil, que prevê a disseminação da ferramenta em obras federais até 2028.
Como forma de fomentar e divulgar a inovação aberta nos contratos, a área iniciou um programa de visitas às obras para conhecer os problemas e avaliar oportunidades junto às equipes da linha. No último trimestre do ano, a equipe de inovação da OEC visitou cinco obras e esta iniciativa trouxe um grande engajamento das equipes de campo ao ecossistema de Inovação, gerando diversas conexões com startups do hub Inovabra (com destaque para a GoalPlan, com sede em Estocolmo, para gestão de equipes), bem como a contratação de três startups (Construcode, Checklist Fácil e Fast4Sign), uma empresa de tecnologia (Greendocs) e a oportunidade de realização de quatro PoCs (Provas de Conceito) nos canteiros.
Para 2023, a área terá como meta a aproximação cada vez maior com as equipes dos projetos, promovendo o encontro de soluções para as “dores” trazidas por nossos times de linha. Além disso, dentre outras novidades, está em curso com previsão de lançamento em 2023 um projeto de reutilização do conhecimento já produzido por nossas operações através da facilitação do acesso ao acervo técnico, com implemento de inteligência artificial.
Podcast, programas de capacitação, newsletter e artigos são alguns dos destaques de inovação neste ano. E em 2023 a área promete avançar ainda mais.