No próximo dia 19 de novembro, às 11 horas no horário de Brasília, a Odebrecht Engenharia e Construção, em parceria com a Zigurat Institute of Technology, promoverá a masterclass “Gestão e Inovação em Projetos de Infraestrutura com BIM: Caso Reservatório Novo Marapicu”.

O evento terá a participação de Leandro Barbosa, engenheiro civil e gerente operacional, e Tamires Dias, engenheira civil e coordenadora de engenharia e qualidade, ambos integrantes da Odebrecht.

A masterclass irá explorar como a construtora implementou a metodologia BIM na obra do Reservatório Novo Marapicu, parte do sistema de produção de água Novo Guandu, no Rio de Janeiro, um avanço essencial para o fornecimento de água potável a mais de três milhões de pessoas que tornou-se um exemplo de inovação no setor de saneamento.

Por meio de um Plano de Execução BIM (BEP) colaborativo com a CEDAE e consultoria especializada, a equipe utilizou ferramentas como Autodesk Revit, Civil 3D e Navisworks para coordenar projetos, detectar interferências e otimizar custos. A integração de modelos 3D com captura de realidade por drones e simulações 4D permitiu um planejamento preciso e a atualização constante do progresso da obra.

A masterclass será online e abordará os desafios enfrentados, os aprendizados adquiridos e os benefícios tangíveis do uso do BIM. Inscreva-se clicando aqui

Data
2025-11-06
Resumo

No próximo dia 19, às 11h no horário de Brasília, a Odebrecht Engenharia e Construção, em parceria com a Zigurat Institute of Technology, promoverá uma masterclass “Gestão e Inovação em Projetos de Infraestrutura com BIM: Caso Reservatório Novo Marapicu”. Clique aqui e saiba mais.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2025-11/odebrecht-zigurat.jpg
Editoria
Site
OEC