Em agosto, jovens de Soledade, no Rio Grande do Sul, participaram da aula inaugural do curso de Operador de Processos Logísticos Industriais, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz do Consórcio Construtor ViaSul (CCVS). A iniciativa, inédita na cidade, é fruto de uma parceria entre o CCVS, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Soledade.
Mais de 290 jovens se inscreveram para participar do programa e 50 foram selecionados para compor duas turmas — uma no turno da manhã e outra à tarde — com aulas ministradas pelo SENAI na Escola Municipal Dr. José Atílio Vera. O curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 800 horas, e é voltado a jovens entre 15 e 24 anos incompletos.
Durante a formação, os participantes recebem material didático, uniforme e contrato como menor aprendiz, com remuneração mensal. Ao final do curso, os jovens estarão aptos a concorrer a oportunidades de emprego no setor logístico industrial, ampliando suas perspectivas profissionais.
Durante a cerimônia de abertura, realizada no dia 4 de agosto, o Gestor de Recursos Humanos do CCVS, José Lucas, destacou o impacto social do projeto:
“Essa é uma iniciativa pioneira na cidade de implantação do nosso projeto, a duplicação da BR-386. Dar as boas-vindas a estes jovens e poder gerar valor compartilhado para a sociedade é uma imensa alegria para o Consórcio Construtor ViaSul. Mais do que uma vaga, este programa oferece o primeiro contato com o mercado de trabalho, contribuindo para um futuro com mais oportunidades.”
A mobilização para o programa começou ainda em junho. No dia 25, foi realizada uma agenda conjunta de divulgação nas escolas estaduais de Soledade. A ação teve como foco o público jovem em fase escolar, considerado o principal potencial de engajamento para o programa.
A recepção nas escolas foi bastante positiva, com destaque para o apoio do Prefeito Municipal, que reforçou o caráter pioneiro da iniciativa. A divulgação contou também com cobertura do Portal Click Soledade, onde Patrícia Klein, analista de RH e integrante da equipe de Comunicação do CCVS, concedeu entrevista sobre o programa.
“Essa iniciativa vai além da capacitação profissional, ela gera valor compartilhado, fortalece trajetórias e constrói um legado positivo na comunidade local, reafirmando um de nossos valores: nossas ações beneficiam a sociedade”, afirmou Patrícia.
O Programa Jovem Aprendiz representa um marco na formação profissional de jovens em Soledade, reforçando o compromisso do Consórcio com o desenvolvimento social e a geração de oportunidades.
Sobre o Consórcio ViaSul
O Consórcio ViaSul, formado pelas construtoras Odebrecht Engenharia e Construção, holding da Tenenge, e a PowerChina, é responsável pela duplicação dos trechos B, C e E da BR-386, entre as cidades gaúchas de Tio Hugo, Mormaço, Soledade, Fontoura Xavier, Marques de Souza, Lajeado e Estrela, para a Concessionária das Rodovias Integradas do Sul, empresa da CCR.
Os trechos B e C correspondem a uma extensão total de 56,1 km, sendo duas faixas de rolamento e acostamento. Os trabalhos incluem os serviços de terraplenagem com escavações, pavimentação asfáltica, drenagens pluviais, obras de arte especiais como viadutos, pontes e passagens inferiores, além de contenções de aterros e taludes escavados, sinalizações e desvios de tráfego. No trecho E, além das atividades executadas nos trechos B e C, os trabalhos incluem a duplicação de 20,4 km entre os municípios de Marques de Souza e Lajeado e a execução de faixas adicionais com extensão de 5,1 km entre os municípios de Lajeado e Estrela.
Em agosto, jovens de Soledade participaram da aula inaugural do curso de Operador de Processos Logísticos Industriais, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz do Consórcio Construtor ViaSul (CCVS), fruto de uma parceria entre o CCVS, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Soledade.